I Liga. Dragão e Alvalade na hora das decisões

por Mário Aleixo - RTP
Mais um fim de semana escaldante na I Liga Reuters

O Benfica vai procurar vencer no domingo o FC Porto, no Dragão, para não deixar fugir na liderança da I Liga de futebol o Sporting, que também terá um duro teste na receção ao Braga, na 28.ª jornada.

A ronda junta os atuais seis primeiros classificados do campeonato, e, no topo, os quatro principais emblemas da competição, com Sporting e Benfica a lutarem pelo título e FC Porto e Sporting de Braga a terem as atenções viradas para o terceiro posto, mas com um “piscar de olho” ainda para um possível lugar de acesso à Liga dos Campeões.

“Leões” e “águias” arrancam a jornada empatados na frente com 65 pontos, com portistas e minhotos a somarem ambos 56, no terceiro e quarto posto, Santa Clara, quinto, e Vitória Guimarães, sexto, a também medirem forças no D. Afonso Henriques.

Clássico escaldante

O clássico do Dragão é o “cabeça de cartaz” da 28.ª ronda, com o atual presidente do FC Porto, André Villas-Boas, a admitir publicamente que é o “jogo da época” para a equipa de Martín Anselmi, que volta a ter nova oportunidade para convencer de vez os adeptos portistas, depois de um arranque muito irregular nos “dragões”.

Com o Sporting a entrar em campo apenas na segunda-feira, o duelo de domingo com o FC Porto promete ser determinante para o “sprint” final de campeonato do Benfica, com uma vitória na casa de um velho rival a garantidamente aumentar e muito o “balão” de confiança da formação de Bruno Lage.

Alvalade em alerta

O triunfo deixa ainda o Benfica na frente da I Liga durante 24 horas, com o Sporting a ficar com pressão extra na receção ao Sporting de Braga, embora as duas últimas visitas dos minhotos tenham resultado em goleadas de 5-0.

O sueco Viktor Gyokeres, melhor marcador do campeonato, parece estar definitivamente de regresso ao topo, depois de cinco rondas seguidas a marcar, com um total de oito golos.

Terceiro lugar em discussão

Já um triunfo do FC Porto no clássico deixa os “dragões” com algumas esperanças de ainda poderem atingir o segundo posto, e chegar à “Champions”, prova que falharam esta temporada, embora dando também essa motivação ao Sporting de Braga, em Alvalade, na partida que fecha a ronda.

A “cimeira dos G6” da I Liga começa no sábado, com Vitória de Guimarães e Santa Clara a lutarem pelo quinto lugar, de eventual zona europeia, separados por quatro pontos, com vantagem para os açorianos.

Mais focos de interesse

A ronda arranca esta sexta-feira com o “aflito” AFS, 16.º e antepenúltimo classificado, a receber o Estoril, nono e um dos melhores emblemas na segunda volta do campeonato.

Programa da 28.ª jornada:


- Sexta-feira, 4 abr:


AVS - Estoril Praia, 20h15

- Sábado, 5 abr:

Arouca – Famalicão, 18h00

Vitória de Guimarães - Santa Clara, 20h30

- Domingo, 6 abr:


Nacional - Estrela da Amadora, 15h30

Gil Vicente – Moreirense, 15h30

FC Porto - Benfica, 20h30

- Segunda-feira, 7 abr:

Farense - Casa Pia, 18h45

Rio Ave – Boavista, 20h15

Sporting - Sporting de Braga, 20h45

PUB